Sustentabilidade

Faz parte da nossa cultura o desenvolvimento de iniciativas e projetos incorporados ao dia a dia do Escritório, trabalhando para a conscientização de que a atuação de cada um influencia o todo.

Investimos em atitudes que tenham resultados macro, como o apoio a entidades de preservação ambiental, sem deixar de olhar o impacto cotidiano que, somado, faz a diferença.

Pela natureza da atividade do Escritório, com grande volume de processos, uma das primeiras ações foi estabelecer o uso consciente de papel. Todas as Unidades usam papel com certificado FSC – Forest Stewardship Council, que estabelece as normas para manejo florestal, cadeia de custódia e madeira controlada para empresas que utilizam essa matéria-prima. Também passou a ser priorizado o envio de documentos de forma eletrônica, contribuindo para a redução de papel.

Sabemos que um copo plástico leva até 50 anos para se decompor, um impacto enorme para o meio ambiente. Com um total de aproximadamente 300 profissionais no escritório, decidimos substituir os copos de plástico por canecas de cerâmica. A iniciativa evita o descarte de mais de 300 mil copos plásticos no meio ambiente anualmente.

A reciclagem é tão importante quanto o uso consciente de material não biodegradável, por isso, nosso escritório investiu também em ações de sustentabilidade que envolvem nossos fornecedores. A logística reversa de pilhas, cápsulas de café e cartuchos de impressoras garantem o reaproveitamento de matéria-prima e um ciclo de produção sustentável e ecologicamente correto.

INSTITUTO LASTING INICIATIVE FOR EARTH (LIFE)

 

Em 2013 o Gaia Silva Gaede Advogados foi a primeira pessoa jurídica prestadora de serviços do País a ter suas ações voltadas ao meio ambiente certificadas pelo Instituto Life. O certificado reconhece e distingue as organizações que integram à sua gestão a temática da biodiversidade, compensando seus impactos mediante ações voluntárias de sustentabilidade.

 

 


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PROJETO PAPEL ZERO

Grande parte do arquivo físico foi digitalizada, promovendo a migração para o sistema digital. O investimento em tecnologia e inovação possibilitou avançar com esse projeto, com plano de tornar tudo digital em alguns anos.

 


PROJETO VOLUNTÁRIOS DA PRAÇA

 

Desenvolver cidades mais sustentáveis é um dos grandes desafios do nosso tempo e exige ações que promovam mudanças positivas no entorno. Com esse olhar em sustentabilidade e pensando em medidas que promovessem eficiência energética e preservação de recursos naturais o GSGA adotou a praça do Largo Desidério Erasmo Rotterdam, em Curitiba.

O Gaia Silva Gaede Advogados revitalizou a praça de quase 3 mil metros quadrados, inaugurando em 2020 o novo projeto com: iluminação, playground adaptado para crianças com deficiência, academia, paisagismo, biblioteca comunitária, pista de caminhada e espaço para convivência.

Para realizar a manutenção e limpeza regular do local, o Escritório criou, em setembro de 2020 o Projeto Voluntários da Praça, possibilitando o engajamento dos profissionais, que ajudam a cuidar da jardinagem e compostagem, manutenção dos mobiliários, limpeza e conservação do espaço.

Com a adoção da praça, o Escritório se posicionou junto à comunidade, reforçando o plano de ação para mudar o mundo com a Agenda 2030, contribuindo com as ODS 03 (saúde e bem-estar) e ODS 11(cidades e comunidades sustentáveis). Com essa iniciativa, o GSGA recebeu o “Prêmio Mãozinha Verde” 2020/21.

Apoios